terça-feira, junho 27, 2006
Macondo não existirá

Diário Digital:
"Cidade natal de García Márquez rejeita mudar de nome
Os habitantes de Aracataca, na Colômbia, disseram «não» à iniciativa que pretendia associar à localidade o nome de «Macondo», a aldeia imaginária criada por Gabriel García Marquez no romance «Cem anos de solidão».
Aracataca, no departamento de Magdalena, é a terra natal do escritor colombiano, Nobel da Literatura 1982.
A ideia de juntar o nome de Macondo ao de Aracataca partiu do presidente da câmara da localidade, Pedro Sánchez Rueda, e tinha motivação económica.
O autarca estava - e continua - convencido de que a fusão dos dois nomes tornaria a terra «mais turística» e, em consequência, faria entrar mais dinheiro nos cofres públicos.
Organizada uma consulta popular, dos potenciais votantes - cerca de 22.000 - apenas 3.569 foram às urnas e, destes, disseram «sim» à iniciativa 3.342. Houve 236 «não» e 18 votos nulos.
Para que a iniciativa vingasse teriam de aprová-la pelo menos 7.400 dos «cataqueros» (gentílico dos habitantes de Aracataca).
A imaginária Macondo aparece em pelo menos três dos romances de García Marquez - um deles é «Cem anos de solidão» - e em dezenas dos seus contos.
Na realidade, macondo é o nome de um pequeno arbusto, curiosamente escasso na zona, e de um riacho que desce pelas vertentes da vizinha Sierra Nevada de Santa Marta."

Diário Digital / Lusa
posted by George Cassiel @ 9:41 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel