domingo, junho 11, 2006
Ainda a liberdade de expressão...
Peter Handke renuncia a Prémio Heinrich Heine
in Diario Digital

"O escritor austríaco Peter Handke renunciou ao prémio Heinrich Heine, que lhe foi atribuído por um júri independente alemão, na sequência da polémica suscitada pela decisão de vários partidos políticos de bloquearem a dotação económica do galardão.
Os partidos em questão fundamentaram o bloqueio na posição pró-sérvia do escritor.
Handke deu a conhecer a sua decisão numa carta aberta ao presidente da câmara de Dusseldórfia, o democrata-cristão Joachim Erwin, na qual assegura não querer que ele ou a sua obra se vejam expostos «às grosserias» de dirigentes partidários.
O dramaturgo e romancista austríaco afiança que, apesar de toda a polémica, continua disposto a visitar o túmulo de Heine, no cemitério parisiense de Montmartre.
Erwin, por seu lado, deixou claro que lamenta a decisão de Handke de renunciar ao galardão, embora a respeite, depois da «campanha de difamação» de que o autor tem sido alvo nas últimas semanas.
«Este tipo de estigmatização e estas calúnias não têm nada a ver com uma cidade tolerante e aberta» como Dusseldórfia, afirma o autarca num comunicado.
Em finais de Maio, o partido social-democrata (SPD), Os Verdes e o Partido Liberal (FDP) anunciaram o seu propósito de impedir a entrega a Handke do prémio Heinrich Heine bloqueando a dotação deste (50.000 euros).
O júri do prémio distinguiu Handke pela sua «obstinada busca da verdade aberta» e a sua defesa, «sem concessões à opinião pública», de uma perspectiva poética própria do mundo, obstinação que entende constituir uma característica que aproxima o galardoado de Heinrich Heine (1797-1856).
O anúncio da concessão do prémio desencadeou críticas em quadrantes políticos e culturais pela posição pró-sérvia de Handke durante o conflito dos Balcãs.
Recentemente, a Comédie Française retirou a obra de Handke «Spiel vom Fragen» da programação prevista para 2007, por o autor ter pronunciado um discurso no enterro do presidente sérvio Slobodan Milosevic.
O Prémio Heine é um dos de mais alto valor pecuniário da Alemanha. A sua entrega estava prevista para 13 de Dezembro.
Já em 1996 Handke «agitara as consciências» na Europa com o seu ensaio «Eine winterliche Reise zu den Flussen Donau, Save, Morava un Drina», em que afirmava terem sido os sérvios as verdadeiras vítimas da guerra balcânica. "
Diário Digital / Lusa
09-06-2006 15:13:00
posted by George Cassiel @ 12:02 da tarde  
1 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel