sábado, março 12, 2005
O fim de semana interrompe-se...
...para agradecer a referência e as palavras simpáticas de Isabel Coutinho no Suplemento Mil Folhas, do Público de hoje.

No apontamento “Ciber-escritas”, assinado pela editora do referido suplemento, faz-se merecida nota (a esses sim, merecida!) a dois blogues que já passaram por aqui: Textos de Contracapa, de um mestre da edição Nelson de Matos e O Rosto de Deus, sobre a autora Ana Teresa Pereira.



Aqui se reproduz:
Três blogues sobre literatura
Isabel.Coutinho@publico.pt

1) O editor da Ambar, Nelson de Matos (ex- editor da Dom Quixote), no mês passado passou a ter um novo endereço de blogue, Textos de Contracapa, 2 - a edição, os livros, os autores, as questões da cultura, a política, a sociedade, que é a continuação dos Textos de Contracapa. "Por dificuldades de configuração deste "template" (dificuldades minhas, é evidente - quem me mandou a mim tentar mudar de "template", agora, depois de velho...), estes Textos de Contracapa extinguem-se com este "post". Perdi a paciência para tentar encontrar as razões pelas quais os Links, os Arquivos, etc., tudo o que deveria estar colocado na coluna da esquerda, foi parar irremediavelmente no final do blogue. Continuarei, em velocidade de cruzeiro, num novo blogue, a que chamei: Textos de Contracapa 2. Aqueles que quiserem manter o "link" (e o eventual interesse na leitura) apenas terão de lhe acrescentar um "2" (www.textosdecontracapa2.blogspot.com)."

Blog de Nelson de Matos 2
http://textosdecontracapa2.blogspot.com/

2) Nuno Cruz iniciou há alguns anos um blogue sobre a obra da escritora Ana Teresa Pereira - O Rosto de Deus - que é agora mantido por ele e também por Lídia Pereira, mas aberto à colaboração de todos os que quiserem participar através de "e-mail" (orostodedeus@sapo.pt ). "(...) Ele nasceu em Julho de 2003, pela minha vontade única e exclusiva de tentar reunir num único sítio toda a informação possível sobre a Ana Teresa Pereira e na tentativa de criar um fórum de discussão em redor da sua obra. Baseei-me na excelente informação das páginas do Arlindo, nas crónicas publicadas no suplemento Mil Folhas do jornal PÚLICO, nas críticas e ensaios publicados na ciberkiosk e em toda a informação que consegui encontrar na Web. A todas as pessoas que escreveram na caixa de comentários (e que deixaram um contacto de "e-mail" válido) pedi uma colaboração activa no blogue. Desta forma surgiu a participação da Lídia Pereira", escreveu Nuno no blogue em 2004. Nessa altura esclareceu também que não tem qualquer relacionamento pessoal com a escritora Ana Teresa Pereira e que a participação dela no blogue é inexistente.
Por sua vez, Lídia Pereira, escreveu em tempos no blogue: "Infelizmente não entrei numa livraria e dei com "O Rosto de Deus", nem nenhum amigo me falou d" "A Coisa que Eu Sou". Quem me fez a ponte para eu chegar até aos livros de Ana Teresa Pereira foi o poeta José Tolentino Mendonça. Lembro-me de o poeta falar dos livros dela como livros que nos prendem do início até ao fim. Livros que nos tiram os pés do chão. Ele dizia, inclusive, que os levava, quando fazia as suas viagens de avião da Madeira até Lisboa. Ou seja, lia-os nas nuvens. Nessa altura fiquei convencida. Valia a pena procurá-los e lê-los (...)." Este é um blogue que é actualizado à medida que a obra de Ana Teresa Pereira vai sendo referida na imprensa e que os seus livros vão sendo publicados. Tem imagens da autora, uma lista bibliográfica, entrevistas, crónicas e recensões publicadas ao longo dos anos. Tem ainda "links" para outros blogues e para as editoras que publicam a obra da autora madeirense.

O Rosto de Deus
http://www.anateresapereira.blogspot.com/

As páginas do Arlindo Correia
http://arlindo_correia.tripod.com/020202.html

3) O blogue de George Cassiel é também um dos blogues literários mais atentos quer ao que se publica em Portugal quer no estrangeiro, com inclusão de vários artigos que vão saindo na imprensa europeia. Além dos livros, Cassiel interessa-se por artes plásticas e por temas relacionados com bibliotecas ou com a língua. O autor escreve em português e tem uma secção, a que chamou As Minhas Leituras, com os livros que tem em mãos e as suas leituras anteriores. Tem outra secção através da qual se parte para blogues ou "sites" relacionados com literatura e um arquivo que remonta a Maio de 2004. É um bom sítio para ir descobrindo autores e também para ir descobrindo outros blogues literários. Aqui fica um dos "posts" mais recentes: ""The Tale of Genji" (Penguin Classics) de Murasaki Shikibu, Tradução de Royall Tyler. Se há obra gigante da literatura universal não traduzida em Portugal, esta é certamente uma delas! A autora, Murasaki Shikibu, dama do palácio imperial japonês da corte Heian, escreveu este monumento literário no século XI. Apontado por muitos como o primeiro "verdadeiro romance" da literatura universal, esta obra retrata a vida na corte no Japão medieval. Recomendo, para iniciar o desafio da leitura de "Gengi", o livro de Liza Dalby, editado pela Gótica, "A História de Murasaki"."

George Cassiel
http://georgecassiel.blogspot.com/

in POL nº 5465 Sábado, 12 de Março de
2005
posted by George Cassiel @ 2:29 da tarde  
2 Comments:
  • At 7:06 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Tenho por hábito ler o "Mil Folhas", sendo que hoje a rúbrica "Ciber-escritas" foi particularmente certeira na referência aos blogs em causa. Sem dúvida, 3 importantes contributos para o acesso electrónico (ou "blogosférico") à informação sobre Cultura, com especial destaque para a Literatura. E George, por favor, não sejas modesto quanto ao teu blog. A referência/o destaque é/são justissímo(s).
    Estás a fazer um excelente trabalho.

    Parabéns!

    Sandra
    (http://www.void.weblog.com.pt)

     
  • At 11:33 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    referência bem merecida.

    fep, escrita ibérica

     
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel