quinta-feira, janeiro 27, 2005 |
Mudanças na Antena 2 |
No Público Online:
Uma imagem renovada e um reforço dos programas de autores marcam a nova grelha da rádio Antena 2, do grupo RDP, para este ano, anunciou hoje o director da estação, João Pereira Bastos.
As novas propostas do canal, conhecido por ser o mais cultural e clássico do operador público, começam a ser divulgadas a partir de terça-feira (dia 1 de Fevereiro) e pretendem dar continuidade à estratégia de rejuvenescimento da emissora iniciada em 2003.
"É uma grelha que substancia o objectivo de manter o perfil da estação, a qualidade de oferta e a procura de rejuvenescimento e renovação de conteúdos", salientou o administrador do grupo RTP e RDP, Luís Marques, na conferência de imprensa hoje realizada no Teatro de S.Carlos, em Lisboa.
O destaque da nova grelha da Antena 2 vai para a introdução de onze novos formatos, onde estão incluídos, entre outros, programas relacionados com os bastidores do mundo do espectáculo, as questões da língua portuguesa e as canções de todos tempos.
A rádio também vai abrir a sua emissão a temas inéditos, apostando na introdução de formatos ligados ao ensino nos conservatórios, ao mundo da Internet e as actuais preocupações ecológicas, segundo explicou João Pereira Bastos.
No desenvolvimento destes espaços estão alguns dos novos colaboradores da estação, como é o caso dos jornalistas Pedro Oliveira (RTP) e José Vítor Malheiros (director editorial do PUBLICO.PT).
A produção regular de grandes reportagens de cultura para além do âmbito da música será outra das componentes desta nova linha de programação.
A rádio adquiriu também, no princípio do ano, uma nova identidade visual, assumindo o rosa escuro como a cor oficial da estação. Esta vertente gráfica foi desenvolvida em parceria com a empresa de comunicação Brandia.
A Antena 2 está integrada no grupo RDP e registou uma audiência média de 0,4 por cento no quarto trimestre do ano passado, o que significou um decréscimo de 0,2 pontos percentuais em relação ao período homólogo de 2003, segundo valores do Bareme Rádio da Marktest.
João Pereira Bastos deixa direcção da Antena 2 em Março
Ainda durante a apresentação da nova grelha da rádio, João Pereira Bastos anunciou que vai deixar oficialmente a direcção da estação a 31 de Março deste ano.
A saída do responsável, que assumiu a coordenação da emissora durante os últimos dez anos, está relacionada com projectos pessoais e estava a ser preparada há mais de dois anos.
"Esta grelha será a última sob a direcção de João Pereira Bastos, que manifestou o seu desejo de deixar as suas funções quando da entrada desta administração", referiu o administrador do operador público de rádio, Luís Marques.
Uma decisão que foi adiada devido ao processo de reposicionamento e rejuvenescimento que a estação sofreu nos últimos meses, explicou o administrador, acrescentando que, neste momento, a estação está preparada para "resistir à saída de João Pereira Bastos".
Um facto que vai ao encontro da recente nomeação do jornalista João Almeida para o cargo de director-adjunto do canal.
Pereira Bastos revelou que o seu futuro vai estar ligado à área da encenação, tendo já três projectos em carteira.
Com 58 anos, o responsável tem no seu currículo a direcção do Teatro de S. Carlos e a direcção de música do Festival de Macau.
Vamos aguardar para "ouvir". |
posted by George Cassiel @ 5:21 da tarde |
|
|
|
GEORGE CASSIEL
Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.
_________________
"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle
chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira.
Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente
cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto."
Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)
«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera»
Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas |
|
|
|