quinta-feira, janeiro 27, 2005
Mudanças na Antena 2
No Público Online:

Uma imagem renovada e um reforço dos programas de autores marcam a nova grelha da rádio Antena 2, do grupo RDP, para este ano, anunciou hoje o director da estação, João Pereira Bastos.

As novas propostas do canal, conhecido por ser o mais cultural e clássico do operador público, começam a ser divulgadas a partir de terça-feira (dia 1 de Fevereiro) e pretendem dar continuidade à estratégia de rejuvenescimento da emissora iniciada em 2003.

"É uma grelha que substancia o objectivo de manter o perfil da estação, a qualidade de oferta e a procura de rejuvenescimento e renovação de conteúdos", salientou o administrador do grupo RTP e RDP, Luís Marques, na conferência de imprensa hoje realizada no Teatro de S.Carlos, em Lisboa.

O destaque da nova grelha da Antena 2 vai para a introdução de onze novos formatos, onde estão incluídos, entre outros, programas relacionados com os bastidores do mundo do espectáculo, as questões da língua portuguesa e as canções de todos tempos.

A rádio também vai abrir a sua emissão a temas inéditos, apostando na introdução de formatos ligados ao ensino nos conservatórios, ao mundo da Internet e as actuais preocupações ecológicas, segundo explicou João Pereira Bastos.

No desenvolvimento destes espaços estão alguns dos novos colaboradores da estação, como é o caso dos jornalistas Pedro Oliveira (RTP) e José Vítor Malheiros (director editorial do PUBLICO.PT).

A produção regular de grandes reportagens de cultura para além do âmbito da música será outra das componentes desta nova linha de programação.

A rádio adquiriu também, no princípio do ano, uma nova identidade visual, assumindo o rosa escuro como a cor oficial da estação. Esta vertente gráfica foi desenvolvida em parceria com a empresa de comunicação Brandia.

A Antena 2 está integrada no grupo RDP e registou uma audiência média de 0,4 por cento no quarto trimestre do ano passado, o que significou um decréscimo de 0,2 pontos percentuais em relação ao período homólogo de 2003, segundo valores do Bareme Rádio da Marktest.

João Pereira Bastos deixa direcção da Antena 2 em Março

Ainda durante a apresentação da nova grelha da rádio, João Pereira Bastos anunciou que vai deixar oficialmente a direcção da estação a 31 de Março deste ano.

A saída do responsável, que assumiu a coordenação da emissora durante os últimos dez anos, está relacionada com projectos pessoais e estava a ser preparada há mais de dois anos.

"Esta grelha será a última sob a direcção de João Pereira Bastos, que manifestou o seu desejo de deixar as suas funções quando da entrada desta administração", referiu o administrador do operador público de rádio, Luís Marques.

Uma decisão que foi adiada devido ao processo de reposicionamento e rejuvenescimento que a estação sofreu nos últimos meses, explicou o administrador, acrescentando que, neste momento, a estação está preparada para "resistir à saída de João Pereira Bastos".

Um facto que vai ao encontro da recente nomeação do jornalista João Almeida para o cargo de director-adjunto do canal.

Pereira Bastos revelou que o seu futuro vai estar ligado à área da encenação, tendo já três projectos em carteira.

Com 58 anos, o responsável tem no seu currículo a direcção do Teatro de S. Carlos e a direcção de música do Festival de Macau.


Vamos aguardar para "ouvir".
posted by George Cassiel @ 5:21 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel