quarta-feira, julho 12, 2006
VMG na BN
in Diário Digital:
Vitorino Magalhães Godinho doa espólio à Biblioteca Nacional

"Cartas, fotografias, relatórios e diários de viagens e missões, entre outro material, integram o acervo documental recentemente doado pelo historiador Vitorino Magalhães Godinho à Biblioteca Nacional, BN, informou hoje esta instituição.
Numa nota à imprensa, a BN refere que a cerimónia de entrega do acervo se realizou no passado dia 5 na sua Sala do Conselho.

Os documentos doados pertenceram a familiares do historiador, nomeadamente Vitorino Henriques Godinho, José Maria Barbosa de Magalhães e Manuel Firmino de Almeida Maia Magalhães, personalidades que, segundo uma nota da BN, «marcaram a primeira metade do sécuo XX português».

Na cerimónia, Vitorino Magalhães Godinho fundamentou a entrega dos documentos à guarda da Biblioteca no facto de esta ter um «papel de primacial relevo na criação cultural e na investigação científica».

Na avaliação do historiador, os materiais do acervo «não interessam só, nem sequer predominantemente, como fontes para biografias de personalidades relevantes ou mesmo de gente comum».

«A intimidade com esses materiais - esclareceu - leva-nos a problematizá-los no sentido de constituírem fontes para o traçado do que era o país, do que era a época, com as suas questões cruciais e as discussões que as formulavam, os projectos que procuravam responder-lhe».

Os trajectos pessoais daqueles três familiares de Magalhães Godinho, lê-se na nota, «cruzaram-se num período conturbado da História contemporânea portuguesa - entre a crise e a queda da monarquia, a partir do horizonte criado pelo Ultimatum inglês, o percurso atribulado da Republicada instaurada no 5 de Outubro, a instauração da Ditadura Militar e o advento do Estado Novo».

Do espólio agora entregue constam «importantes conjuntos fotográficos», como o da campanha portuguesa na Primeira Guerra Mundial e o da viagem aérea de Gago Coutinho.

No domínio da documentação institucional, a BN destaca os relatórios, memorandos e notas de serviço, além de correspondência oficial, dos ministérios da República aos adidos militares e governos coloniais.

Informações sobre o acervo estão disponíveis no site bn.divulgacao@bn.pt. "

Diário Digital
posted by George Cassiel @ 2:57 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel