quarta-feira, março 02, 2005
Sentido Obrigatório
No CAM - Gulbenkian

ANTONY GORMLEY
Mass and empathy

19 Fevereiro a 16 de Maio de 2004
Sede da Fundação: galeria do piso 0, escadas, hall, galeria do piso 01, casa de banho das senhoras e parte do jardim.

'Wherever you stand in relation to them, they look two-dimensional.'

Comissariado: Jorge Molder
Literalmente invadido por numerosa turba de estranhos seres metálicos, o espaço da Sede da Fundação torna-se um lugar de encontro com algumas das questões mais recorrentes no trabalho de Gormley: a convocação do mundo (na sua tensão entre o colectivo e o individual) para dentro da figura, do espaço que ocupa e no qual se relaciona, da multiplicação a que é sujeita; o valor da massa e do peso, em função do vazio que se define dentro, fora e entre as coisas; a proposta de um movimento, mesmo que na ostentação da imobilidade.
No piso 01 é instalado Critical Mass, um trabalho apresentado em Viena num hangar de comboios, em 1995 e no pátio da Royal Academy, em Londres, em 1998. O conceito da física que designa o ponto de saturação máxima a partir do qual uma bomba explode dá nome a um conjunto de corpos de chumbo extensivamente lançados e caídos no chão, figurando uma dor apocalíptica e devastadora.
Domain Field é feito com cerca de duas centenas de gigantescas silhuetas em tubos de aço inoxidável soldados, situadas algures entre o esqueleto do ser humano, da árvore e dos edifícios, em que densidade e imaterialidade coexistem. Figuras projectadas no espaço vertical vedado às anteriores, surgem na sua obra em 1997, com Another Place, um conjunto instalado ao longo de 1,75 Km2 numa encosta perto do mar, na Alemanha.
posted by George Cassiel @ 10:15 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel