terça-feira, fevereiro 22, 2005
Guillermo Cabrera Infante (1929 - 2005)

"O escritor cubano Gullermo Cabrera Infante morreu na segunda-feira em Londres, onde vivia há mais de 40 anos no exílio, uma vez que se assumiu como crítico do regime de Fidel Castro.

O intelectual e crítico de cinema nem sempre foi adversário de Fidel, já que o apoiou no derrube da ditadura de direita de Fulgencio Baptista, em 1959. Contudo, a viragem do regime a caminho do comunismo não agradou ao escritor.

Cabrera Infante ainda chegou a ser adido cultural de Cuba em Bruxelas mas em 1965 abandonou o cargo a caminho do exílio em Inglaterra, onde viria a morrer aos 75 anos.

O escritor cubano notabilizou-se com o livro «Três Tristes Tigres», de 1967, onde recreou a cultura, a música e a vida nocturna da capital cubana Havana antes da Revolução, quando os clubes nocturnos eram geridos por gangsters.

O livro, que foi adaptado no filme «A Cidade Perdida», realizado em 2004 e dirigido por Andy Garcia - também ele nascido em Cuba -, foi mesmo considerado como tendo sido uma revolução na literatura de língua espanhola.

Cabrera Infante, que se notabilizou ainda por outras obras como «Havana para um príncipe defunto», de 1979, nasceu em 1929 e recebeu o prémio Cervantes, o galardão máximo da literatura de língua espanhola, em 1997."
in Tsf Online
posted by George Cassiel @ 12:51 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel