terça-feira, dezembro 14, 2004
Ana Teresa Pereira I
Entrevista a António Lobo Antunes, por Alexandra Lucas Coelho

30 de Janeiro de 2000, revista Pública, suplemento do jornal Público

(...)
- Quem são os grandes romancistas que temos ?
- Não temos romancistas, mas temos poetas.
- Não temos nenhum romancista?
- Temos poucos. Normalmente os prosadores novos que vou ler... aquilo é tudo tão mau... Há uma rapariga que me parece ter muito talento, Ana Teresa Pereira, há um rapaz de que vi o manuscrito, não sei se está publicado, Alexandre Andrade, que me parece muito bom, há uma rapariga, Margarida Vale de Gato que me parece ter muito talento... Mas de uma forma geral desiludo-me.
- A Agustina diz que temos vários prosadores e não temos um único poeta no século XX.
- Isso é uma das boutades dela.
- Quem são os poetas de que gosta?
- Tantos... O Pessoa está muito sobrevalorizado... O Alberto Caeiro acho muito fraco, algum Ricardo Reis, algum Álvaro de Campos eu gosto, a prosa acho miserável.
- “O Livro do Desassossego”?
- Acho uma porcaria. Vamos falar de poetas vivos: o Cesariny é um grande poeta, o Eugénio é um grande poeta...
- A Sofia, o Herberto?
[encolhe os ombros, franze a cara]. (...)
posted by George Cassiel @ 1:12 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel