sexta-feira, dezembro 03, 2004
O Natal...
Acabei de gravar mais uma "cronicazita" para um programa numa rádio local. O texto foi, mais ou menos, este:

O Natal está a chegar. A iluminação já preenche as ruas e sente-se aquele clima de consumismo compulsivo, que todos criticamos, mas a que poucos resistem.

Mas mais do que isso, outro factor faz-nos recordar que o Natal está aí. É que recebemos todos uma grande prenda de Natal. Todos os portugueses e residentes em Portugal, receberam, com orgulho e satisfação a melhor prenda que nos poderiam oferecer. E logo da Presidência da República! Que honra! Ao Dr. Jorge Sampaio o nosso muito obrigado. Uma prenda destas é de facto muito bom! Aliás duas prendas. A mais cara: o par de patins para o actual Primeiro-Ministro. E a mais barata, já que serve a 10 milhões de pessoas: o mesmo par de patins para o actual Primeiro-Ministro. Obrigado sr. Presidente por nos confirmar que não andava distraído e que o Governo merecia passar um Natal mais radical. Com os patins calçados, já ninguém os apanha!

É ver o Dr. Santana Lopes aborrecido com a vida. E não é para menos. Conseguir demonstrar, em tão pouco tempo, que era totalmente incapaz para desempenhar as funções para as quais foi... nem sei como dizê-lo... indicado (eleito é que não). Demonstrar em quatro meses incompetência, incapacidade e desleixo... não é fácil. Mas conseguiu.

O que se seguirá à previsível derrota eleitoral em Fevereiro é que nos deve preocupar a todos. O que fará o Dr. Santana Lopes? Regressa à Câmara de Lisboa? Não poderá, porque o mais certo é ficar perdido em algum buraco que entretanto deixou por tapar. Regressar ao parlamento como líder da oposição. Também improvável porque o PSD não andará completamente cego. Regressar à advocacia? E haverá clientes depois disto tudo? Regressar ao Sporting? Agradecia que não o fizesse. Até porque, até para apanha bolas é preciso ter jeito!

A única solução é abrir uma discoteca. Garantimos o sucesso!

Quem ficou a perder foram os humoristas e cartoonistas da nossa praça. Menos assunto todas as semanas.

Ainda assim, obrigado Sr. Presidente e bom Natal também para si. Já agora, espero que a prenda que lhe mandei tenha chegado em boas condições. São uns doces cá da terra e o primeiro volume de uma obra, que achei apropriada para este momento: “Em busca do tempo perdido”, do Proust.

Até para a semana.
posted by George Cassiel @ 2:03 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel