quinta-feira, julho 13, 2006
Mario Benedetti (quem?)
Pretendo, durante a próxima semana (ou talvez mais), dedicar uma atenção especial a Mario Benedetti. Poeta, Contista... grande escritor uruguaio, merece o destaque possível que este blog lhe souber dar.
E fica o recado: para quando a edição da sua obra em português? Quem dá o primeiro passo?



Breve apontamento biográfico:
Mario Benedetti nasceu em Paso de los Toros (Tacuarembó, Uruguay) a 14 de Setembro de 1920. Estudou no Colégio Alemão de Montevideo e no Liceo Miranda, trabalhando como vendedor, contabilista, funcionário público e jornalista. Entre 1938 e 1941 residiu quase continuamente em Buenos Aires, e, em 1945, de regresso a Montevideo, integrou a redaccão do célebre semanário Marcha; alí forma-se como jornalista até 1974. No mesmo ano de 1945 publica o seu primeiro livro de poesia, "La víspera indeleble", que não voltará a ser editado.

À sua primeira obra ensaística, "Peripecia y novela", (1948) siguiu-se, em 1949, o primeiro livro de contos, "Esta mañana", e, um ano mais tarde, os poemas de "Sólo mientras tanto". Em 1953 aparece "Quién de nosotros", a sua primeira novela, mas é o volume de contos "Montevideanos" (1959) --no qual tomam forma as principais características da narrativa Benedettiana-- que o atira para a consagração como escritor. Com "La tregua" (1960), Benedetti adquire projecção internacional: a obra teve mais de uma centena e edições, foi traduzida em dezanove idiomas e passada ao cinema, teatro e televisão.

Por razões políticas, abandonou o seu país em 1973, iniciando assim um exílio de doze anos que o levou a residir na Argentina, Perú, Cuba e España, e que deu lugar também a esse processo por ele baptizado de "desexilio": uma experiência com marcas tão profundas tanto na vida como na literatura.

A sua ampla produção literária abarca todos os géneros, até letras de canções, somando mais de setenta obras, destacando-se as antologias poéticas "Inventario" e "Inventario Dos", os contos de "La muerte y otras sorpresas" (1968), "Con y sin nostalgia" (1977) e "Geografías" (1984), as novelas "Gracias por el fuego" (1965) e Primavera con una esquina rota", que em 1987 recebeu o Prémio Chama de Ouro da Amnistía Internacional, assim como a irrepetivel novela em verso "El cumpleaños de Juan Ángel".
posted by George Cassiel @ 10:50 da manhã  
2 Comments:
  • At 11:32 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    mario benedetti merece a admiracao de todos aqueles que tem a sorte de ler sua obra.... ele e fantastico

     
  • At 10:03 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Mario Benedetti é um artista nato na arte de escrever contos e poemas.

     
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel