terça-feira, março 21, 2006
Serviço Noticioso!
À mesa com Júlio Verne
21 de Março
20h00


…Pelas onze horas sucede um caso feliz. O mestre, que logo pela manhã deitou as linhas ao mar, não se enganou desta vez. Com efeito, apanhou três peixes. São três grandes, de oitenta centímetros de comprimento, pertencentes à espécie que, depois de seca, é pelos Ingleses chamada stockfish.
Mal o mestre tira os peixes da água, logo os marinheiros se deitam a eles. O capitão Kurtis, Falsten e eu corremos em auxílio do mestre e logo se restabelece a ordem. Três bacalhaus pouco é para catorze pessoas, mas todos recebem o seu quinhão. Uns, e são os mais, devoram o peixe cru, bem se pode dizer vivo. Robert Kurtis, André Letourneur e miss Herbey conseguem dominar a fome. Acendem um punhado de aparas a um canto da jangada e assam o peixe. Por mim não tive ânimo para tanto e comi-o ainda sangrento!

VERNE, Júlio – A Galera “Chancellor”. Barcelona:
RBA Coleccionables, S.A., 2003. p. 174 e 175

No dia 21 de Março, terça-feira pelas 20h00, no Restaurante do Crasto no Campus da Universidade de Aveiro, realiza-se mais um “À mesa com Júlio Verne”.
Pretendemos com esta iniciativa juntar o ambiente literário das aventuras descritas por Júlio Verne à mestria da culinária inspirada do Chef Michel com as razões culturais e científicas que levam a juntar alimentos e especiarias para conseguir o sabor que irá proporcionar o prazer gustativo e o apetite pela conversa à volta das questões culinárias, químicas e literárias.
A Cozinha é um Laboratório da Fábrica alia-se à arte culinária e à literatura para, de uma maneira diferente, transmitir e proporcionar o gosto pela Comunicação de Ciência.

O jantar, confeccionado e apresentado pelo Chef Michel, é servido com informação sobre os produtos confeccionados. Os monitores da Fábrica Ciência Viva servem à mesa com informação que ajudará na completa degustação deste jantar.
Ao longo da noite são várias as razões para as atenções se levantarem da mesa e enriquecerem com outros prazeres. Nomeadamente, a leitura de trechos do livro A Galera “Chancellor” e a apresentação O Bacalhau – Diferentes formas de conservação pelo Engenheiro João Vieira da empresa Pascoal &Filhos onde ficarão claras as diferenças entre stockfish e bacalhau, e modos de produção.

Este evento, promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, obteve o apoio entusiasmado das empresas Pascoal e Filhos Lda. e Caves Aliança.

EmentaEntrada
Mesclin de saladas com lascas de bacalhau fresco salteadas com uma composição de alcaparras, cubos de limão e cubinhos de pão frito
Espumante Bairrada Reserva Bruto 2000

Prato
Guisadinho de feijoca com Stockfish e mariscos e o seu arroz de sustância
Aliança Galeria Branco 2005

Sobremesa
Folhado de maçã e sua mousse de hortelã acompanhado de gelado de baunilha e coulis de morangos
Aliança Particular Bruto 2000

Tel. +351 234 427 053 (859) | Fax. +351 234 426 077

mailto:fabrica.cienciaviva@gabs.ua.pt
http://www.fabrica.ua.pt/cienciaviva/
posted by George Cassiel @ 11:10 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel