quinta-feira, janeiro 06, 2005
Iris Murdoch IV
O Último Livro de Iris Murdoch Revelava Já a Doença de Alzheimer
Por RITA PINTO, Público, 2 Janeiro 2001

Um estudo de cientistas britânicos demonstra que a doença de Alzheimer, que conduziu a escritora Iris Murdoch à morte, era já visível no seu último romance. O estudo, uma parceria entre a University College de Londres e a Unidade de Ciências do Cérebro e da Cognição do Conselho de Investigação em Medicina do Reino Unido, foi publicado na revista "Brain".

Os investigadores tentaram entender os efeitos da doença na linguagem, através do estudo de três romances. As obras escolhidas foram "Under the Net", (1954), o seu primeiro trabalho, "The Sea, The Sea" (1978), publicado no auge da sua criatividade e "O dilema de Jackson" (1995), escrito pouco antes de ser diagnosticada a doença.

Os textos foram convertidos em listas de palavras que permitem mostrar a frequência de cada termo utilizado bem como os grupos de palavras a que a autora recorreu. A quantidade de grupos de palavras permite medir a diversidade do vocabulário usado que, no caso de Murdoch, entrou em declínio em "O dilema de Jackson".

A equipa descobriu que, apesar da estrutura e da gramática se terem mantido constantes na sua obra, o vocabulário diminuiu e a linguagem usada no último romance foi mais simples do que nos outros dois.

Enquanto em "The Sea, The Sea" o vocabulário usado foi mais rico e invulgar, "O dilema de Jackson" caracteriza-se pelo emprego de palavras triviais. A taxa de introdução de novas palavras foi igualmente maior em "Under the Net" e "The Sea, The Sea", apesar de as características gramaticais dos três livros se terem mantido relativamente estáticas.

Segundo os investigadores, estes resultados remetem para uma primeira fase da Alzheimer, em que os doentes sentem dificuldades na escolha das palavras a utilizar, mas mantêm a capacidade de formar frases correctamente.

"Quando contactei pela primeira vez com o estudo desta equipa, revelei que senti que havia algo diferente no último romance de Iris, que estava a avançar, mas de forma estranha em vários aspectos", confessou John Bayley, marido da escritora.

A doença de Alzheimer foi diagnosticada a Iris Murdoch em 1995, aos 76 anos, pouco depois da publicação de "O dilema de Jackson". O cérebro da escritora, falecida em 1999, foi por ela doado para investigação médica sobre a doença que a vitimou.

posted by George Cassiel @ 4:59 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 

GEORGE CASSIEL

Um blog sobre literatura, autores, ideias e criação.

_________________


"Este era un cuco que traballou durante trinta anos nun reloxo. Cando lle chegou a hora da xubilación, o cuco regresou ao bosque de onde partira. Farto de cantar as horas, as medias e os cuartos, no bosque unicamente cantaba unha vez ao ano: a primavera en punto." Carlos López, Minimaladas (Premio Merlín 2007)

«Dedico estas histórias aos camponeses que não abandonaram a terra, para encher os nossos olhos de flores na primavera» Tonino Guerra, Livro das Igrejas Abandonadas

 
About Me

George Cassiel
Portugal
See my complete profile
E-mail
georgecassiel[at]hotmail.com
Search

Previous Post
Archives
Links
Outras coisas a dizer
Caixa para alguns comentários (mais permanentes) em breve.
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

® 2004-2008 by George Cassiel